Lígia Arcuri
Cirurgiã-dentista, formada em odontologia pela UFBA, com especialização em Odontologia Magistério Superior, Comunicação e Marketing Empresarial, Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares. Pós-graduação em Estética e DTM.

Norma Eliete - Como garantir uma boa higiene bucal?
Lígia Arcuri – Pesquisas comprovam que problemas bucais interferem em vários órgãos do corpo, tais como coração, rins, pulmão, articulações, problemas neurológicos (dores de cabeça persistentes), entre outros. Tem um dito popular que diz: "Que a boca é a entrada de todos os males". Por esses e outros motivos torna-se indis pensável cuidar da saúde bucal.

NE – Quais as melhores formas de garantir e manter a saúde bucal?
LA – Fazendo visitas periódicas ao dentista e mantendo uma boa higienização bucal.

NE – Existe algum grupo populacional que deva ter cuidados específicos com relação à higiene bucal?
LA – Temos as crianças (porque os dentes e arcadas estão em formação e precisam de cuidados e acompanhamento para que se desenvolverem bem) e os idosos (a qualidade de saúde bucal interferem bastante na vida destes, próteses mal adaptadas causando lesões bucais, ficando os mesmos coma a alimentação precária), pacientes com doenças graves, a exemplo, diabéticos, cardíacos, em tratamento de câncer, entre outros.

NE – Por que temos que escovar os dentes e a língua pela manhã, à tarde e antes de dormir?
LA – Pela manhã para remover a placa bacteriana acumulada na noite, remoção da saburra lingual e tirar a halitose. Após o almoço para remoção dos restos alimentares e remoção da placa bacteriana. À noite como prevenção de caries e outros problemas, já que a noite o fluxo salivar diminuem e com isso aumenta as ações das bactérias sobre os dentes.

NE – Por que aparece a cárie?
LA – Para que apareça a cárie é ter três coisas: o hospedeiro (o dente), as bactéries (presentes na flora bucal), e os alimentos (que forma a placa bacteriana onde as bactérias se alimentam e se grudam). Se temos uma boa higiene eliminamos os fatores predisponentes.

NE – Como as cáries devem ser tratadas? E qual a maneira de se previnir?
LA – Tratamos as cáries removendo-as e restaurando-as com um material odontológico adequado. Prevenimos com aplicações tópicas de flúor, limpezas, profilaxias e acompanhamento periódicos.

NE – Qual a melhor maneira para escovar os dentes?
LA – A escovação deve ser feita com escovas macias e médias. Fazemos uma sequência de escovação começando por uma arcada e depois a outra. Se escovo os dentes superiores o movimento deve ser como se fosse "varrendo" para baixo, já o inferior mudo o movimento para cima com uma inclinação de 45 graus na escova. Escovamos cada grupo de 2 dentes por 10 segundos. Após este movimento podemos fazer movimentos circulares que seria um polimento nos dentes já escovados, depois passamos o fio dental pra retirar a placa bacteriana entre os dentes.

NE – O que se deve fazer para ter uma boa saúde bucal e um lindo sorriso?
LA – Para ter um bom sorriso, primeiro ter uma boa higiene bucal, depois procurar um profissional para fazer uma avaliação da necessidade de uso de aparelhos ortodônticos, próteses, clareamento ou tratamentos estéticos. Hoje a odontologia brasileira permite fazer todo tipo de tratamento, já que é das mais evoluídas do mundo. Um belo sorriso está sempre ao seu alcance.



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4