Mário Vieira
Formou-se na Instituição de ensino CBM/CEU Conservatório Brasileiro de Música, diretor técnico do Conservatório de Música Frederic Chopin, profº de música, ministro de música na Igreja Batista Bethéem e Regente do coral da Igreja Batista Betânia.

"A importância do cuidado com a voz humana"

Norma Eliete - Como é produzida a voz humana?
Mário Vieira – A voz humana é produzida pela vibração do ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas pregas vocais e é modificado pela boca, lábios e a língua.

NE – Qual a característica da voz?
MV – Voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar.

NE – O que são cordas vocais?
MV – Cordas vocais (ou pregas vocais), que são dois pares de músculos (formando o tíreo-artenóideo) que, primordialmente, não foram feitos para o uso da voz.

NE – O que depende do timbre da voz humana?
MV – O timbre da voz humana depende das várias cavidades que vibram em ressonância com as pregas vocais. Aí se incluem as cavidades ósseas, cavidades nasais, a boca, a garganta, a traqueia e os pulmões, bem como a própria laringe.

NE – Quais são os timbres vocais mais conhecidos?
MV – Os seis timbres vocais mais conhecidos são os de baixo, barítono e tenor para os homens e soprano, mezzo e contralto para mulheres, apesar da existência do baritenor e contra-tenor entre outros.

NE – Qual o cuidado que devemos ter com a voz?
MV – O Cantor deve esquivar-se de lugares fechados, enfumaçados, poeirentos e próximos de fábricas poluidoras, pois os danos serão em seu aparelho respiratório. Evitar o uso de fumo: Não é novidade que a prática do tabagismo é muito prejudicial à saúde, em geral. Para o cantor, a prática desse vício trará problemas ainda maiores. A alimentação deverá ser a mais sadia possível. Antes de uma apresentação, alimente-se com produtos leves, como frutas, verduras, legumes e evite frituras, alimentos gordurosos e muito condimentados, pois podem provocar refluxos e isto não é bom pra voz. Nunca cante de “barriga cheia”. Esses são apensa alguns dos cuidados que devemos ter.

NE – Deixe um conselho.
MV – Que todas as pessoas que usam a voz, para cantar ou falar em público, deve-se fazer antes um aquecimento vocal.



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4