Naiane Soares Lima Rocha
Naiane Soares Lima Rocha Bacharel em fisioterapia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC campos de VDC. Pós - graduanda em terapia manual e postural, especializada em Pilates aplicando as lesões osteomusculares e em Reeducação Postural Global - RPG Formada a 3 anos desenvolve um trabalho de RPG, na ORTOFISIO, clinica de fisioterapia da ORTOMED. onde ja trabalhou com a fisioterapia convencional.

Norma Eliete - Sabemos que a fisioterapia tem várias áreas, por que escolheu a área da ortopedia?
Naiane Soares – É verdade a fisioterapia tem varias vertentes, e a escolha da ortopedia foi mesmo por afinidade com a área e por querer ver a melhora dos pacientes a cada sessão com a percepção do mesmo, coisa que não fica muito evidente em outas áreas.

NE – O que que significa RPG ( Reeducação Postural Global), onde foi criada esta técnica e quem foi o criador?
NS – Descrita pelo terapeuta francês Phillipe Souchard, em 1981, após o estudo biomecânico das conseqüências dos desequilíbrios provocados pelas cadeias musculares. Reeducação Postural Global (RPG) é um método de tratamento cinesioterápico baseado na correção das desarmonias do corpo humano, através do reequilíbrio das cadeias musculares. Este método utiliza exercícios com contrações, predominantemente isométricas durante as sessões, para o trabalho de ganho de resistência da musculatura postural.

NE – Quais são os objetivos da RPG?
NS – O RPG tem dois grandes objetivos sanar, minimizar as desarmonias entre retrações, flacidez. Dar consciência das correções obtidas, alterando o engrama motor, afim de manter as correções obtidas em atividades funcionais diárias.O RPG tem como objetivo principal a reeducação dos hábitos diários que tem influencia sobre a postura do corpo como um todo esta envolve a maneira de dormir, levantar, senta-se, andar e outros hábitos a depender de cada paciente.

NE – Quais são as indicações e as contra-indicações?
NS –  RPG é indicado em algias (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias), artroses,artrites, escolioses ou alterações das curvaturas fisiológicas que são lordoses e cifoses e hernia discal. É contra-indicado para pessoas com alteração do cognitivo, como por exemplo acontece no Mal de Alzheimer, visto que o paciente não tem condições de cooperar com fisioterapeuta na sessão. Além disso, grávidas no primeiro trimestre gestacional tem contra-indicação para a realização de qualquer tipo de atividade cinesioterápica.

NE – As mulheres são as que mais procuram? Porque?
NS – Sim, porque são elas as mais preocupadas com a saúde de forma geral, no RPG não é diferente pois elas também buscam a melhora postural para sua estética pelo fato de muitas vezes a má postura dar uma falsa impressa de corcunda e muitas vezes "barriguda".

NE – Quanto tempo dura o tratamento?
NS – O tratamento dura ate a causa dos desequilíbrios e a queixa principal do paciente sejam resolvidas. Em alguns casos a causa esta no trabalho de forma que as lesões serão recorrentes e o RPG ajudara a aliviar estas. Apos finalizar o tratamento o paciente tem que manter as correções obtidas em suas atividade,s caso volte a sua rotina incorreta os desarmonias tenderam a voltar.

NE – É verdade que muitos pacientes te procuram para mudar a postura, mas não tem nenhum problema significativo?
NS –Ha sim uma grande procura por melhora de postura, mas o campeão infelizmente ainda é por dor ou algum problema. Talvez pela falta de conhecimento sobre a técnica que também é preventiva.

NE – Da para fazer RPG em casa?
NS – Grande parte da reeducação postural é realizada em casa tendo em vista que a boa postura depende das atividades da vida diária. Em relação a técnica pode ser realizada em casa em um tablado, mas com a presença de um profissional de RPG.

NE – Deixe um conselho.
NS –Os bons resultados do tratamento são dependentes da aderência do paciente, ou seja, através de disciplina, não faltando às sessões, ficando atento a todas as orientações do seu fisioterapeuta com relação à percepção da postura.



Publicidade

  • slide1
  • slide2
  • slide3

Vídeos



  • slide1
  • slide1
  • slide3
  • slide4